sábado, 6 de outubro de 2007

Como estudar...

Existem aspectos que aparentemente nada tem a ver com estudar, mas que são muito importantes para tirar o melhor rendimento das horas de estudo:
SAÚDE
Um aluno saudável tem raciocínio rápido, força, energia e muita disposição para os estudos. Para isso, deve ter em consideração:
ALIMENTAÇÃO:

- Não comer a toda hora, é prejudicial à saúde. 3 ou 4 refeições serão o suficiente;
- Beber bastante água entre as refeições;
- Comer alimentos naturais com bastante fibra, frutas, legumes, verduras e cereais, evite guloseimas e produtos industrializados;
- Não misturar muitos alimentos de uma só vez, causam má digestão e fermentação.
EXERCÍCIO FÍSICO:

- Praticar desporto, os exercícios físicos ajudam a ter um corpo saudável;
- TER HORAS REGULARES DE DESCANSO:
- Deitar cedo durante a semana;
- Dormir, pelo menos, 8 horas, suficientes para recuperar as energias;
- Aproveitar os fins-de-semana para se divertir! Ninguém é de ferro.
EDUCAÇÃO
Ter boas maneiras, em casa e na escola, utilizar o “por favor”, “obrigado”, “desculpe”, melhora o relacionamento interpessoal.
FORÇA DE VONTADE
O mau aproveitamento deve-se muitas vezes à "preguicite". Esta "doença" pode ser detectada facilmente. Se tem o hábito de utilizar a palavra "DEPOIS", está contagiado pelo "vírus".
Se seguires os seguintes conselhos irás melhorar:
- Não adie compromissos;
- Ter confiança de que é capaz de fazer qualquer coisa;
- Não faças castelos no ar, ser realista e empreendedor;
- Habitua-te a acabar o que começas;
- Na época de exames não vejas TV, e afasta-te do sofá...
ORGANIZAÇÃO
Nas aulas...Sem concentração, não se aprende. Conversas sobre matérias estranhas e piadas fazem do aluno um fracasso. Os apontamentos são muito importantes. Não confie só na memória. Às vezes, uma palavra ou frase dita pelo professor é a chave para perceber todo a matéria. Os trabalhos de casa... Os trabalhos de casa são fundamentais. Ajudam a memorizar a matéria dada nas aulas. Alguns conselhos:
- Faz, imediatamente, todos os exercícios, para praticar o que aprendeste na aula;
- Ter cuidado com a caligrafia e os números;
- Usar, de preferência, um lápis, para apagar os possíveis erros;
- Utilizar 25 a 30 minutos diariamente, para revisão das matérias dadas:
Visualizar, mentalmente, as explicações dadas nas aulas e associe-as com as anotações; comparar a matéria do dia com conteúdos anteriores; Passar a limpo, se necessário, algum conteúdo que não ficou apresentável,
Estudar para os testes
Periodicamente, os professores marcam testes. Para muitos, é uma preocupação porque não sabem estudar. Para aprender a estudar tenha em atenção o seguinte:
- Estudar exige calma e concentração, deves escolher um local sossegado e bem iluminado e eliminar todas as actividades incompatíveis com o estudo, como a televisão ou o leitor de CDs;
- Elabora um horário de estudo é outra medida a tomar. O plano de estudos é para respeitar, sem cedências. Às X horas senta-te numa cadeira, põe um livro à frente e tenta estudar (nada de te levantar de cinco em cinco minutos). Deve fazer-se um intervalo para recuperar forças mas sem se dispersar e perder a vontade de voltar ao estudo;
- Deves evitar estudar muitas horas seguidas antes dos testes, porque, devido à falta de tempo e consequentes ansiedade e insegurança, começam as dificuldades de concentração e de memorização para organizar toda a informação estudada;
- Expulsa os pensamentos parasitas - silenciosos e mortíferos, que nos absorvem. Quando damos conta passou-se meia hora e estivemos em frente a um livro a fazer figura de estátua.
Pode ser, um episódio que nos irritou e não conseguimos tirar da cabeça, uma discussão em que fizemos triste figura e agora estamos sempre a rever e a pensar no que dissemos e no que devíamos ter dito;
- Ler com atenção, tentando compreender as mensagens e voltar atrás sempre que necessário. Não serve de nada ler por ler na esperança de que a coisa fique armazenada na memória, se não perceberes o que é dito. As ideias importantes estão muitas vezes escondidas no texto. A solução é sublinhá-las com caneta fluorescente ou outra que salte à vista.
- Esquemas e resumos da matéria são verdadeiras tábuas de salvação. Ajudam a memorizar, a estruturar as respostas e a perceber o que é importante. Devem ser claros, curtos e bem estruturados.
- Imagina as perguntas que podem sair nos testes e tenta responde.
Trabalho realizado por José Pedro Moreira, 8 anos.

Nenhum comentário: